Frases curtas???
Hoje recebi um daqueles emails que me informam sobre a fase em que meu sapequinha está. Resolvi compartilhar com vocês, sei que tem amigos com filhotes nesta mesma fase, então pode ser legal compartilhar isso também. Agora... sinceramente... acho que meu Delícia está um pouco a frente do que me informam. Não é orgulho bobo de mãe não gente! Gabriel conta histórias completas... frase como "Quero a bola" é passado pra ele. Ele hoje contou que "Larissa foi no médico porque saiu sangue do nariz dela e fechou a porta. O médico viu garganta e depois foi pra casa dela". Contou assim, detalhadamente, pra menina que me ajuda em casa. Motivo de orgulho sim! Meu Sapequinha Delícia!!!
Quanto ao desfralde, também estamos evoluindo. Ontem ele já dormiu a tarde sem fralda e não acordou molhado. Fez xixi no peniquinho o dia todo. Hoje ele também está indo bem, apesar de ter recheado a cueca... mas é assim mesmo, vamos por partes. Já não estou tão sem paciência e acredito que estamos indo bem.
Hoje ele está meio enjoadinho, acho que uma gripe vem chegando... Amanheceu também com uma saudade da prima que ele tanto ama, que chegou a chorar pedindo pra eu ir embora pra casa de Larissa. Liguei pra minha cunhada, também Paty e pedi pra prima ir brincar com ele de tarde na casa da vovó. Vai ser aquela farra!!!
Agora, segue abaixo as informações do email recebido do BEBE 2000:
Pergunto o nome de tudo, aprendo muitas palavras. Aumento minha capacidade de imaginar, de pensar.
Sei o meu nome, o de meus irmãos, dos meus pais e avós.
Faço frases curtas como: "Quero a bola"
Digo o nome de animais, brinquedos, coisas que fazem parte do meu dia-a-dia
Descubro que cada coisa tem um nome e pergunto o nome de tudo
Conversem comigo, quanto mais falam comigo mais aprendo a falar
O que podemos fazer juntos papai, mamãe e eu
Ensinem para mim o nome das pessoas, das coisas da casa, o quintal, da rua.
Respondam quando eu perguntar: "O que é isso"? Assim vou aprendendo a falar e fico mais inteligente. As pessoas que convivem comigo precisam ter paciência e saber que quando respondem minhas perguntas estão estimulando meu lado intelectual, estamos fazendo juntos um exercício de inteligência. Essa mesma curiosidade é que vai fazer de mim um aluno estudioso e um adulto curioso.
Procurem dedicar alguns momentos do dia para me mostrar desenhos ou fotos de animais, brinquedos, carros, e vá dizendo o que são e para que servem: bola vermelha, trem de prata, colher para comer. Pai e mãe serve também para brincar, ensinar e não para dar bronca e corrigir como muitos pensam!
Gosto muito de animais, digam seus nomes, quais os animais que são perigosos para que eu tenha cuidado. Me mostrem filmes e fotos de animais, eu adoro me distrair com eles.
Me digam o lugar onde ficam as coisas que eu uso e me peçam para pega-las. Além de aprender mais estou sendo útil, ajudando meus pais.
Muitos pais e muitas babás acham que a televisão é educativa, não me deixam abandonado em frente dela enquanto vocês estão ocupados. Só me deixem assistir televisão quando vocês estiverem ao meu lado podendo selecionar o que é bom para mim. Do contrário eu vou virar um macaquinho imitando todas as bobagens que a televisão e suas apresentadoras produzem.
Extraído do material produzido pela Coordenação Materno-Infantil da Fundação Nacional de Saúde de 1994
Marcadores: Desenvolvimento, Família, Filhote

Ás 14:22
|