<BODY> ~*~* Gabriel Meu Sapequinha *~*~



Sobre nós



Olá, antes éramos Pathy e Valter.
Agora temos um sapequinha que nos fez a
família mais feliz do mundo!!!!
"Delícia" é outra forma carinhosa que tenho pra chamá-lo.
Gabriel é meu grande amor e decidi registrar
aqui as "sapequices" deste garoto lindo.
A todos os amigos
familiares que moram longe
e mais amiguinhos novos:
Bem Vindos!!!!



Meus Amigos e Links de Mãe

Link-me




Seja assinante

Quer aviso de sapequices novas? Coloque aqui o seu email:

Delivered by FeedBurner


Tempo






Sapequices Recentes

Passado

Visitinhas



Visito e Recomendo


Créditos

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Desenvolvimento do Sapequinha

Utilizo mais meu pensamento para resolver problemas: penso antes de agir
- Identifico num retrato pessoas da minha família e outras que conheço.
- Não domino ainda as minhas emoções. Sou muito instável no meu humor. Passo da birra à obediência com facilidade. Quem cuida de mim precisa ter paciência e saber que sou assim.
- Demonstro resistência aos limites.
- Apresento sinais de independência.
- Participo cada vez mais de brincadeiras com outras crianças.
- Procurem me aceitar como sou: falante ou calado, quieto ou irrequieto. Isso faz com que eu aceite vocês do jeito que são e a gostar de mim e de vocês. Entendo que vocês me amam pelo que eu sou e não porque eu sou o que vocês gostariam que eu fosse.

O que podemos fazer juntos papai, mamãe e eu
- Me mostrem retratos para que eu reconheça pessoas conhecidas e falem
-me sobre elas. Exemplo: "João é o seu irmão maior", "Tia Maria é a irmã da mamãe", "Essa é sua foto quando fez um ano".
- Se vocês quiserem que eu atenda sem problemas, procurem não interromper bruscamente o que eu estiver fazendo. Se vocês avisarem uns minutos antes que vamos sair, vai ser mais fácil que eu interrompa a minha brincadeira.
- Me ajudem a cuidar de plantas e animais. Me sinto útil e vou aprendendo a respeitar a natureza e o lugar onde vivo.
- Aprendo muito pelo exemplo de meus pais, pela ajuda que vocês me dão quando necessito, pelas oportunidades que vocês me oferecem deixando
-me fazer sozinho tudo que sou capaz. É assim que vou entendendo as regras da vida social e conquistando autonomia, percebendo que sou alguém com pensamentos e ações próprias. A medida de quem sou, quem me dá são meus pais. Se eles me valorizam sou ALGUÉM. Se eles não me valorizam sou NINGUÉM.
- Eu quero saber tudo, eu sou uma máquina de fazer perguntas. Respondam às minhas perguntas e procurem me ouvir. Me dêem atenção. Isso é importante para que eu aprenda a me sentir alguém importante diante de vocês, que são os meus ídolos.

Extraído do material produzido pela Coordenação Materno-Infantil da Fundação Nacional de Saúde de 1994Copyright © 2000 Bebê2000

Marcadores:




Ás 14:29
|

Lilypie Tercer Ticker